Não tem por onde fugir: quando o assunto é fazer um negócio no digital, a criação de um site é essencial. Mas quais são os tipos de sites e qual é o melhor para você?
De antemão, a nossa resposta é: depende! Isso porque cada um deles possui características próprias e funcionam melhor para alguns objetivos do que para outros.
Assim, a gente sabe que escolher um site pode ser um pouco confuso, mas é por isso que a Swell está aqui: descomplicar a sua empresa nessa era digital.
Pensando nisso, nós separamos os 8 principais tipos de sites utilizados hoje na internet e, no final deste artigo, você vai descobrir qual deles é o melhor para decolar com o seu negócio! Vamos lá?
1. Landing Page
Em primeiro lugar, você provavelmente já ouviu falar de uma Landing Page como página de aterrissagem ou captura, e não é por acaso!
O seu principal objetivo é “capturar” leads e gerar vendas com apenas uma página de conteúdos capazes de persuadir o leitor a tomar alguma ação, como preencher um formulário.
Muito utilizada em campanhas, a landing page é uma das melhores opções para acompanhar a taxa de conversão do seu negócio. Por isso, não deixe de fazer a sua página de captura e criar um link de direcionamento para ela em suas redes sociais. Isso fará muita diferença!
2. Site institucional
O site institucional é uma ótima forma de marcar o seu território na internet. O seu maior objetivo é fornecer informações sobre a sua marca e os seus serviços/produtos sem vendê-los diretamente.
Essa opção funciona muito melhor com um público já qualificado e que entende um pouco mais sobre o seu trabalho. Dessa forma, o site institucional é a sua chance de se posicionar no digital e passar autoridade como uma empresa comprometida e, assim, fechar negócios!
3. Site dinâmico
A experiência do usuário é o termo-chave para entender um site dinâmico. Basicamente, esse tipo de site é muito mais interativo, com vídeos, fotos, hiperlinks e até mesmo áudios.
O site dinâmico pode ter vários tipos de conteúdos, contendo até mesmo um blog, informações sobre a sua empresa, dicas e muito mais!
Em suma, esse é um tipo de site super completo e você deve investir nele se o seu objetivo é aumentar o seu alcance na internet com um design atraente e conteúdos interessantes!
4. Loja virtual
Se você trabalha com vendas on-line, ter uma loja virtual será ótimo para o seu negócio. Hoje em dia, é possível vender por meio de redes sociais, mas nada se compara com a praticidade de um e-commerce.
Com uma loja virtual você conseguirá deixar todos os seus produtos listados em várias categorias, tamanhos, cores e preços. Além disso, a forma de pagamento é facilitada e isso será muito bom para o seu cliente!
Assim, com esse processo de compra simples e eficaz, a chance de fidelizar clientes é muito maior e a gestão dos seus produtos se torna mais prática. Por fim, todo mundo sai ganhando!
5. Hotsite
Bastante semelhante com a Landing Page, os Hotsites existem quando a sua empresa está fazendo alguma campanha ou publicidade.
Contudo, os Hotsites são temporários e muito mais comuns no setor alimentício e automobilístico quando existe alguma promoção ou um lançamento.
6. Portal
Um portal é um site com foco em notícias, mantendo o seu público atualizado sobre os últimos acontecimentos do seu nicho.
Esse tipo de site é muito útil para manter a sua persona educada e por dentro de todas as novidades. Juntamente com o blog, o portal é muito bom para qualificar os seus leitores.
Contudo, as atualizações devem ser constantes e isso requer muita atenção e dedicação ao site, além de uma equipe. Por isso, pode não ser a melhor opção para negócios iniciantes.
Outra forma de portal é aquele que permite o acesso de algum usuário por meio de um login e senha. Contudo, quando o assunto é vendas, isso não se torna o foco.
7. Blog
Em seguida, os blogs são sites que produzem conteúdo de valor para os leitores. Com um blog, você poderá explicar com mais detalhes sobre o seu negócio, demonstrando que realmente sabe o que faz e aumentando a sua autoridade.
Além disso, é uma forma de falar sobre curiosidades e sanar dúvidas do seu público. Para isso, é indispensável montar uma boa linha editorial e definir em que estágio do funil de vendas o seu cliente se encontra para oferecer um conteúdo de qualidade.
Basicamente, qualquer negócio pode ter um blog e conquistar visitas orgânicas, ou seja, sem anúncios a médio/longo prazo. Se você deseja passar mais autoridade e alcançar mais pessoas com paciência, o blog pode ser a sua solução ideal.
8. Portfólio
Por fim, portólio é um tipo de site que possui o objetivo de divulgar o seu serviço. Muito utilizado por profissionais autônomos, é uma ótima forma de apresentar o seu valor ao seu público.
Além disso, por meio de um portfólio você consegue provar a sua experiência no seu nicho e como você se comporta por meio do seu trabalho: se ele é mais sério, mais despojado, minimalista ou cheio de detalhes.
Com certeza é um site incrível para conquistar novos clientes.
Como descobrir qual é o melhor tipo de site para o meu negócio?
Em suma, analisar as características de cada site e os seus objetivos será o caminho para descobrir qual é o melhor tipo para o seu negócio.
Se você está começando, um blog pode ser feito sem muitos gastos. Já as landing pages e hotsites são ótimas para redirecionar os seus seguidores e conquistar mais vendas.
Os sites institucionais podem introduzir a sua marca para alguém que precisa dos seus serviços e já te posiciona no mercado digital.
Já sites dinâmicos são ótimos para a experiência do usuário, e ele pode levar para vários outros tipos de páginas.
As lojas virtuais, por sua vez, são uma garantia de simplificar a compra do seu cliente e deixá-lo por dentro de todo o seu catálogo.
Enfim, se você já possui um bom público e deseja mantê-lo atualizado, criar um portal é uma boa ideia!
Se esse artigo sobre tipos de sites te ajudou, não se esqueça de conferir os nossos outros conteúdos e decole com o seu negócio na internet!
Leia mais:
Uma resposta