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Como criar um site: o passo a passo completo para você fazer o seu!

O ambiente digital é fundamental para atrair novos clientes para o seu negócio. Inclusive, 9 a cada 10 brasileiros pesquisam sobre um produto ou serviço na internet antes de decidir pela compra. Portanto, saber como criar um site hoje é muito importante.

Ele funciona como uma porta de entrada para novos clientes e vai ajudar a impulsionar a sua presença digital nos mecanismos de buscas, como Google, por exemplo.

É claro que ter um perfil nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook faz diferença. Contudo, nada se compara a ter seu próprio site.

Isso porque, ao criar um site exclusivo para o seu negócio, você não apenas terá um espaço seguro e com identidade própria, mas também poderá adentrar no mundo do Marketing Digital de forma efetiva.

Afinal de contas, só um site próprio possibilita a criação de páginas de conversão e um blog para atrair tráfego orgânico, entre outras estratégias que geram resultados concretos.

Por isso, hoje preparamos um guia completo com todos os passos necessários para você aprender a como criar um site. Acompanhe agora mesmo!

Como Criar um Site: passo a passo

A presença digital das empresas é crucial para aumentar suas oportunidades de vendas, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conectados.

Além disso, com a migração de tantas empresas para o ambiente online, ter um site próprio deixou de ser apenas uma vantagem competitiva e se tornou praticamente uma necessidade para não ficar atrás no mercado.

Portanto, em uma estratégia de marketing digital, o site desempenha um papel fundamental ao trabalhar de forma integrada com outros canais e meios de comunicação.

Por isso, se você já tem um negócio ou quer empreender pela internet, já passou da hora de marcar presença digital.

Assim, reconhecendo essa importância de um website, separamos abaixo 12 passos de como criar um site profissional. Não deixe de conferir!

Saiba mais: Como criar um site grátis: tudo o que você precisa saber!

1. Defina o objetivo do site

Antes de saber como criar um site, é essencial ter em mente o objetivo para o qual você está criando o seu site.

Ora, sua página deve ter uma finalidade clara, caso contrário, você não conseguirá atingir os resultados desejados.

Por exemplo, o processo de criação do seu site será realizado de uma maneira específica se o objetivo for criar conteúdos informativos.

Por outro lado, se o seu objetivo for criar um e-commerce ou um site de vendas, a estratégia de criação será diferente. Tudo dependerá do seu objetivo!

Por que você deveria ter um site próprio?

Então, por que você deveria ter um site próprio? É preciso pensar nos motivos, assim vai ficar fácil determinar o objetivo da sua página.

Presença online

Estar presente na internet envolve utilizar diferentes canais para encontrar e ser encontrado pelo público.

Então, um site, quando construído com o objetivo de aumentar a visibilidade de uma empresa na web, deve ser otimizado para os mecanismos de busca, levando em consideração os termos utilizados pelos usuários e suas necessidades de informação.

Autoridade no assunto

Um site pode ter como objetivo posicionar uma marca como autoridade em sua área de atuação. Isso é alcançado principalmente por meio da criação de conteúdos informativos relacionados ao tema que envolve a empresa.

Além disso, o design e as funcionalidades de um site desempenham um papel importante na formação da imagem que uma marca deseja transmitir ao seu público.

Relacionamento com o cliente

Um site pode funcionar como um canal eficiente de relacionamento com o público.

Por meio de recursos como chats, formulários de e-mail e comentários em posts de blog, é possível estabelecer vínculos produtivos com consumidores e potenciais clientes.

Portanto, um site com essa finalidade deve investir em funcionalidades que incentivem a interação e a participação ativa do público.

É importante ressaltar que um mesmo site pode ter diferentes objetivos, dependendo do planejamento estabelecido pela empresa.

É possível direcionar o site para alcançar metas específicas, como aumentar as vendas, gerar leads, fortalecer a marca, oferecer suporte ao cliente, compartilhar informações relevantes, entre outros.

Quais os tipos de site que você pode escolher?

Existem diversos tipos de sites, cada um com finalidades e características específicas, que visam atender às necessidades particulares de diferentes segmentos.

Então, definir isso é importante no processo de como criar um site. Afinal, é preciso escolher aquele que melhor se adequa às suas expectativas, de modo a aumentar a visibilidade da sua empresa e gerar mais negócios.

Site institucional

O site institucional é essencial para qualquer empresa, pois funciona como um cartão de visitas online e é perfeito para aquelas que já possuem um público definido e estão familiarizadas com os produtos e serviços oferecidos.

Embora possa ter pouco impacto para visitantes que não conhecem o negócio, ele desempenha um papel importante ao fornecer informações detalhadas sobre a empresa, seus produtos e serviços.

Site dinâmico

O site dinâmico é aquele que combina diferentes seções, incluindo as institucionais e um blog dentro do mesmo site. Isso permite a troca e expansão de conteúdo ao longo do tempo.

Portanto, esse tipo de site é altamente benéfico para ações de marketing digital mais eficazes, pois não se limita apenas a falar sobre os produtos ou serviços da empresa.

E-commerce

O e-commerce é um tipo de site que permite a venda direta de produtos e serviços ao cliente por meio online. É uma excelente opção para lojas de roupas, acessórios, serviços de delivery e outros formatos de venda.

One-page

O site one page se caracteriza por apresentar todas as informações da em uma única página.

Assim, ao contrário dos sites tradicionais, que possuem várias páginas de conteúdo (sobre, serviços, etc.), no site one page o usuário só precisa rolar a página para baixo para acessar todas as informações.

Landing page

A landing page tem como foco a criação de conteúdo em uma única página para apresentar serviços, produtos, gerar leads e impulsionar vendas.

Essa abordagem é especialmente utilizada em campanhas específicas divulgadas em redes sociais, por meio de links patrocinados e outros meios, com o objetivo de direcionar os visitantes para essas páginas e obter uma visão mais detalhada das conversões.

Avalie o seu orçamento disponível

Antes de dar continuidade as etapas de como criar um site, é importante também avaliar o orçamento disponível. Então, o preço médio depende de vários fatores, desde o tipo de site até as funcionalidades dele.

Um site institucional costuma ter um valor menor em comparação a um site de vendas, por exemplo.

Porém, em todo caso, é fundamental fazer uma avaliação honesta e justa do orçamento.

2. Escolha a Plataforma do seu Site

No mercado, existem diversas plataformas disponíveis que vão ajudar você a seguir o processo de como criar um site. Elas são divididas em duas categorias principais:

Logo, não exige que você tenha conhecimento sobre códigos. Ele se baseia em blocos que você pode adicionar ou modificar nas páginas do seu site. Contudo, tem as suas limitações de personalizações.

  • Construtores de sites;
  • Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, na sigla em inglês).

O Wix, por exemplo, é um construtor de sites. Assim, é uma ferramenta bem simples de usar, já com templates prontos para você escolher qual aplicar no seu site.

Enquanto o WordPress é um CMS. Isso significa que ele permite que você gerencie e crie o seu site de forma personalizada, com ferramentas poderosas.

Para isso, ele disponibiliza e extensões. Além de diversos recursos que aprimoram o site. Inclusive, hoje mais de 35% dos sites da internet são desenvolvidos no WordPress.

Logo, o WordPress é a melhor escolha, especialmente se você busca uma solução poderosa, sustentável e flexível, que vai permitir a expansão da sua página com o tempo.

3. Registre um Domínio Memorável

A etapa seguinte de como criar um site é o domínio. Um nome de domínio é o endereço que os visitantes digitam na barra de pesquisa de seus navegadores para acessar um site específico.

Portanto, é de extrema importância garantir que o nome de domínio escolhido seja fácil de ser escrito e memorizado pelos usuários.

Além disso, é recomendável evitar a utilização de termos muito longos no nome de domínio.

Isso se deve ao fato de que os usuários geralmente digitam termos curtos e específicos ao realizar pesquisas na internet em busca de produtos ou serviços.

Além disso, é indicado que o domínio inclua o nome da sua empresa, pois assim seus potenciais clientes não terão dificuldades em encontrar o seu negócio na internet.

Após escolher o domínio, para dar continuidade ao processo de como criar um site, faça o registro dele no registro.br.

Lá você poderá fazer uma verificação para confirmar se o domínio desejado já não foi registrado por outra pessoa ou empresa.

Assim, se a pesquisa mostrar a mensagem “Domínio disponível para registro”, isso significa que sua empresa tem a possibilidade de adquiri-lo e registrá-lo para uso próprio.

4. Assine uma Hospedagem de Sites

A hospedagem de site é o serviço essencial que oferece espaço em um servidor para que seu site possa ser acessado na internet.

Então, ao hospedar um site, todos os arquivos, imagens, vídeos e outros recursos são armazenados em um servidor remoto, permitindo que as pessoas acessem seu site de qualquer lugar, desde que tenham uma conexão com a internet.

Assim, é por meio da hospedagem que seu site se torna disponível e visível para os visitantes.

Hoje existem diferentes tipos de hospedagens. As mais comuns são:

  • Compartilhada – A hospedagem compartilhada, como o próprio nome sugere, é um tipo de serviço em que o seu site compartilha recursos e espaço em um servidor com outros sites. É uma opção vantajosa em termos de custo-benefício;
  • Cloud – A principal característica da hospedagem na nuvem é que todos os dados do site são armazenados na nuvem;
  • VPS – Na hospedagem VPS (Virtual Private Server), o site é hospedado em uma máquina virtual que é criada dentro de um servidor VPS.

Então, qual tipo de hospedagem escolher para dar continuidade as etapas de como criar um site? A melhor para quem está começando é a compartilhada.

A hospedagem compartilhada oferece uma solução abrangente para sites, com recursos como sites ilimitados, bancos de dados, transferência e espaço em disco.

Além disso, geralmente inclui recursos valiosos, como certificado SSL, criador de sites e suporte técnico 24/7.

Essa opção é considerada como tendo o melhor custo-benefício, pois, embora o valor possa ser um pouco maior em comparação com outras opções, ela fornece uma hospedagem completa com recursos e serviços inclusos que fazem a diferença no dia a dia.

Com a hospedagem compartilhada, você pode aproveitar uma solução confiável e acessível para hospedar seu site, garantindo a estabilidade e o suporte necessários para manter sua presença online sem problemas.

5. Escolha o Template do Site

O template, ou tema, define a forma como os elementos do seu site, como menus, cabeçalho, rodapé, textos, imagens e vídeos, serão apresentados aos seus leitores ou clientes.

Por isso, escolha do template WordPress é importante demais na hora de como criar um site.

Isso porque, ele desempenha um papel crucial, uma vez que o design de um site tem um impacto direto na experiência do usuário.

Portanto, é importante escolher um template que seja esteticamente agradável, funcional e que se alinhe com a identidade visual da sua marca.

Além disso, um bom template proporciona uma navegação intuitiva, uma disposição equilibrada dos elementos e uma experiência agradável ao usuário.

Portanto, ao escolher um template WordPress, leve em consideração a importância do design para garantir uma ótima experiência de navegação para os visitantes do seu site.

Além disso, se atente também:

  • Velocidade de carregamento – A velocidade de carregamento de um site é influenciada pelo tamanho do tema utilizado. Quanto mais leve for o tema, mais rápido será o carregamento do site;
  • SEO – Ao escolher o tema do seu site, é essencial considerar as boas práticas de SEO para fazer com que a sua página apareça entre os primeiros resultados dos buscadores;
  • Personalização – Um layout de site personalizável oferece a possibilidade de usar recursos extras, como integração fácil com redes sociais, criação de formulários de inscrição e contato, galerias de fotos e outras opções adicionais.

6. Crie a Página Principal

A página inicial tem como objetivo servir como ponto de entrada e guia para direcionar os visitantes a outras seções do site, seja ele institucional, um e-commerce ou um blog.

Desse modo, ela atua como um índice para facilitar a realização de diversas ações disponíveis no site, além de apresentar a empresa de forma sucinta.

Por isso, existem elementos que não podem faltar na página inicial, como:

  • O que a empresa oferece – É crucial que os visitantes do site compreendam imediatamente o que você oferece ao acessar a página inicial. Se eles tiverem que procurar por essas informações, há o risco de perderem o interesse (e você perder uma oportunidade de venda);
  • Menu de navegação simples – Ao criar um site, é importante desenvolver um menu de navegação simples e objetivo, concentrando-se no que é essencial. Evite adicionar muitos links, pois o excesso de informações pode levar à confusão;
  • Caixa de busca – Os mecanismos de busca são ferramentas muito úteis, especialmente quando o site possui bastante conteúdo, como no caso de um e-commerce. Normalmente, a caixa de busca é posicionada no canto superior direito do site e possui um tamanho adequado para que os usuários possam digitar algumas palavras-chave, facilitando a obtenção de resultados precisos.

7. Adicione Mais Páginas

É crucial ter em mente que o site é a vitrine do seu negócio e, por isso, requer cuidados antes de ser lançado.

A estrutura do seu site profissional determinará como o conteúdo será organizado, tornando essencial apresentá-lo de forma amigável tanto para os usuários quanto para os mecanismos de pesquisa.

Assim, além da página inicial, outras páginas devem ser desenvolvidas. A página “quem somos” deve apresentar um pouco da história da sua empresa, contando mais sobre ela e a equipe. Caso haja premiações e selos, adicione também lá.

Quando um potencial cliente desejar entrar em contato, é fundamental que ele encontre facilmente informações como número de telefone, endereço, e-mail, WhatsApp e horários de atendimento. Portanto, é aí que se deve ter a página de “contato”.

Por fim, a página de produtos ou serviços. Este é o momento perfeito para liberar sua criatividade e destacar o que a sua empresa oferece de melhor.

Você tem a liberdade de utilizar o formato tradicional em texto ou até mesmo arriscar um pouco mais, criando fotos e vídeos exclusivamente para essa seção do site.

Lembrando que é bom ter uma página para cada produto ou serviço oferecido, a depender da quantidade, é claro!

8. Facilite o contato

No momento de como criar um site, não se esqueça de facilitar para o cliente entrar em contato.

Logo, na página de contato, ou até mesmo em várias páginas do seu site, adicione um botão para o WhatsApp.

Desse modo, ao clicar nele, o cliente é direcionado para o número da empresa, onde poderá tirar as dúvidas ou até mesmo realizar a sua compra de forma facilitada.

O mesmo vale para os formulários. Disponibilize formulários no seu site para que os clientes entrem em contato. Com isso, você consegue até captar o contato dele para eventualmente disparar e-mails marketing, por exemplo.

No mais, apenas garanta que todos os botões e formulário estejam funcionando adequadamente.

9. Otimize o Seu Site para celular

Segundo o Google, se um site não for otimizado para dispositivos móveis, os visitantes têm cinco vezes mais probabilidade de abandoná-lo.

Assim, a realidade é que as pessoas estão gastando mais tempo na Internet usando dispositivos móveis do que computadores.

Logo, isso implica que se a página da sua empresa na web não estiver preparada para celulares, é altamente provável que você esteja perdendo potenciais consumidores e usuários. É uma situação preocupante, não é mesmo?

Então, na hora de seguir as etapas de como criar um site, é importante ainda se preocupar com a otimização dele para dispositivos móveis. Para tal, algumas dicas podem ajudar!

Design responsivo

Essa solução envolve a capacidade de adaptar automaticamente o seu site de acordo com a largura de tela do dispositivo em que está sendo visualizado.

Portanto, isso requer redimensionamento de imagens, simplificação de elementos na tela, ocultação de itens desnecessários, ajuste de botões e várias outras ações para garantir uma experiência adequada.

Carregamento da página

Recomenda-se utilizar a ferramenta PageSpeed Insights, ou qualquer outra plataforma de carregamento, para avaliar se o seu portal está carregando adequadamente em celulares e tablets.

Essa plataforma também oferece sugestões e recomendações sobre como otimizar a velocidade do seu site.

Conteúdo

As publicações do seu site devem ser adaptadas para celulares. Devido ao espaço limitado nesses dispositivos, é importante identificar o que é mais relevante para os usuários e quais informações eles mais procuram.

10. Otimize a velocidade do seu site

A velocidade do site desempenha um papel crucial em termos de SEO, já que os mecanismos de busca consideram o tempo de carregamento do site como um fator relevante para a classificação da página.

Outro motivo para se preocupar com a velocidade do site é o fato de que os usuários que utilizam dispositivos móveis geralmente possuem conexões mais lentas em comparação com as conexões de desktop.

Portanto, ter um site rápido pode ser um diferencial importante, proporcionando uma experiência positiva para os usuários em dispositivos móveis.

Então, para aprender como criar um site rápido, algumas dicas podem ajudar:

  • Otimize as imagens – As imagens geralmente são os elementos mais pesados de um site, logo preocupe-se em otimizá-las;
  • Aproveite o cache dos navegadores – “Aproveitar o cache” significa que, em vez de baixar todos os recursos novamente a cada acesso, o usuário terá um carregamento de página mais rápido, pois o navegador poderá recuperar os arquivos em cache;
  • Desinstale recursos desnecessário – durante as etapas de como construir um site, é comum o uso de ferramentas para diversas finalidades. No entanto, após a conclusão, desabilite os itens que não estão mais em uso;
  • Revise o código – A parte que não é visível para os visitantes também requer atenção na hora de como criar um site. Cuidar do código é fundamental para melhorar o tempo de carregamento. Portanto, certifique-se de manter seu código limpo e organizado. Isso contribui para uma experiência de carregamento mais eficiente e suave.

11. Monte um planejamento de marketing digital

Elaborar um planejamento de marketing digital é muito importante também na hora de como criar um site.

Isso porque, através dele é possível definiras ações a serem seguidas para atrair os consumidores certos para a sua empresa, gerando tráfego e conversões.

Então, para montar o planejamento de marketing digital considere os objetivos e as metas. Além disso, identifique o público-alvo e faça uma análise da concorrência.

A partir disso, defina as ações e estratégias de marketing a serem aplicadas no site, como a criação de conteúdos, landing page, anúncios pagos e etc.

12. Crie conteúdos para o site

Por fim, após ter seguido todos os passos de como criar um site e ter montando o planejamento estratégico de marketing, chegou a hora de desenvolver conteúdos.

Assim, o conteúdo a ser criado depende muito do que o seu site vai oferecer. Se você criou um e-commerce, por exemplo, vale desenvolver reviews completos sobre os produtos, além de trazer as avaliações dos clientes.

Portanto, é um conteúdo que vai agregar valor e vai ajudar a aumentar a taxa de conversão.

Além disso, é interessante também pensar em um blog para o seu site. Nele você deve criar conteúdos focados no nicho do mercado, otimizando os conteúdos para SEO.

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